09/09/2020 14:24 - EM
Futebol
Descubra curiosidades entre Fluminense e Flamengo
Ídolos, títulos e gol de barriga fazem parte da história das duas equipes


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense enfrenta o Flamengo nesta quarta-feira (09/09), às 21h30, no Maracanã. Como de costume, a partida terá um pré-jogo no Boteco Tricolor com a participação de convidados especiais e narração ao vivo pela FluTV.


O primeiro Fla-Flu a história terminou com uma vitória de 3 a 2 para o Fluminense, no dia 7 de julho de 1912, pelo Campeonato Carioca. Edward Calvert, James Calvert e Bartholomeu marcaram os gols do Flu, no Estádio de Laranjeiras. Embora essa tenha sido a primeira disputa entre as equipes, o uso do termo Fla-Flu foi popularizado apenas em 1933, pelo jornalista Mário Filho. O primeiro Fla-Flu realizado no Maracanã aconteceu no dia 22 de outubro de 1950 e o Fluminense venceu o Flamengo pelo placar de 2 a 1.


Em 22 de outubro de 1916, o duelo era válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca e o Flamengo vencia o Fluminense por 2 a 1 quando o árbitro R. Davies assinalou um pênalti para o time rubro-negro. O flamenguista Ricardo Riemer cobrou e desperdiçou, mas poucos minutos depois R. Davies marcou mais um pênalti para o Flamengo. Desta vez, a cobrança coube a Sidney Pullen, o goleiro tricolor Marcos Carneiro defendeu, mas R. Davies mandou voltar, alegando que não havia apitado. Sidney Pullen bateu novamente, Marcos Carneiro de Mendonça defendeu de novo, e R. Davies mandou voltar novamente, desta vez alegando que os jogadores tricolores haviam invadido a grande área. Revoltada com a arbitragem parcial, a torcida tricolor invadiu o gramado, e o jogo ficou paralisado por mais de sete minutos, tendo que ser cancelado, pois no regulamento, constava que o jogo que fosse paralisado por cinco minutos seria suspenso definitivamente.

No duelo remarcado para o dia 8 de dezembro de 1916, no Estádio de General Severiano, o Fluminense venceu por 3 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Oswaldo Gomes, Zezé e Chico Netto.


No dia 7 de setembro de 1966, em partida válida pela decisão da Taça Guanabara, o Fluminense venceu pelo placar de 3 a 1, com gols de Amoroso e Mário Tilico (2x). Em 15 de junho de 1969, em final do Campeonato Carioca daquele ano, o Fluminense venceu pelo placar de 3 a 2. No dia seguinte à decisão contra o Flamengo, Nelson Rodrigues publicou mais um de seus geniais textos no jornal O Globo. “Chega de Humildade”.


Em 22 de agosto de 1973, o Fluminense venceu o Flamengo pelo placar de 4 a 2 no Maracanã, em partida válida pela decisão do Campeonato Carioca. Os gols do Time de Guerreiros foram de Manfrini (2x), Toninho e Dionísio. O Tricolor era campeão carioca pela vigésima primeira vez em sua história.


Em 11 de dezembro de 1983, pelo Campeonato Carioca, no segundo jogo do triangular, o Flamengo necessitava apenas de um empate para eliminar o Fluminense, que, por sua vez, só a vitória interessava. O Fla-Flu estava no seu minuto final e a torcida Rubro-Negra já comemorava a eliminação do Fluminense. Foi quando o atacante Assis marcou o gol da vitória Tricolor. Com o resultado, o Flamengo estava eliminado. Ao Fluminense restava torcer pela vitória do Flamengo no jogo contra o Bangu, para ser campeão carioca, e foi o que aconteceu.


Em 16 de dezembro de 1984, o jogo decisivo para definir o campeão carioca, seria entre Flamengo e Fluminense. O Flu fez 1 x 0, com gol de Assis. Com esse triunfo, o Flu tornou-se bicampeão carioca.



Em uma partida épica, no dia 25 de junho de 1995, o Fluminense era campeão carioca em um jogo com a cara dos Guerreiros Tricolores. Emocionante e com cinco gols, o último deles depois que Renato Gaúcho desviou com a barriga um chute do meio campo Ailton, o Fluminense venceu por 3 a 2.


No dia 5 de março de 2017, o Fluminense conquistou a Taça Guanabara ao vencer o Flamengo por 4 a 2, nos pênaltis. No tempo normal, empate por 3 a 3. Wellington Silva, Henrique Dourado e Lucas marcaram os gols do Flu.


Em 24 de fevereiro de 2018, em partida válida pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 0, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Marcos Júnior (2x), Pedro e Gilberto.


Ídolo do Fluminense, Assis era apelidado de carrasco rubro-negro. Nos campeonatos cariocas de 1983 e 1984, o Fluminense precisou ganhar do time da Gávea para conquistar o título, e nas duas partidas decisivas, quem sempre decidia o jogo era Assis.


Os maiores artilheiros tricolores da história do clássico são Russo, Hércules, Ézio e Waldo.


TEXTO: COMUNICAÇÃO FFC

FOTO: LUCAS MERÇON/ARQUIVO - FLUMINENSE F.C.



Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Levesaude original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Levesaude original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original