Com lojas cada vez mais próximas à torcida e uma vasta variedade de produtos, o Fluminense expandiu consideravelmente sua atuação no mercado varejista. Muito além do sentimento de pertencimento proporcionado aos torcedores, o clube colhe frutos importantes ao investir e aumentar a receita no segmento nos últimos 3 anos mesmo em meio à pandemia de Covid-19.Em 2019, o Fluminense entendeu que precisaria desenvolver seu próprio mercado para garantir uma grande variedade de produtos e que eles chegassem mais facilmente nas mãos do torcedor. Desde então, o clube inaugurou 19 novos pontos de venda. Atualmente, são 21 lojas fixas, e-commerce e as lojas no Maracanã. Com unidades espalhadas pelo Rio e lojas fora do estado, o Tricolor entrou no Top 5 de clubes brasileiros com mais lojas próprias.O crescimento se refletiu nos números. Apenas nos quatro primeiros meses de 2022, os repasses dos royalties referentes à franquia das lojas foram 14% superiores do que em todo o ano de 2019. Considerando 2021, mesmo com o público voltando aos estádios apenas no final do ano, esta linha de receita foi 2032% superior do que o registrado em 2018. A expansão causa um efeito bastante positivo. Quanto mais lojas abertas, mais produtos são comprados por estes varejos para a venda e, consequentemente, maior é a receita revertida para o clube.A multiplicação de lojas oficiais trouxe outros benefícios intangíveis ao Fluminense, como a democratização da compra de ingressos, já que elas servem como ponto de venda e retirada de bilhetes. Esta expansão também fortalece a marca do clube, com cada vez maior presença física e proximidade do torcedor tricolor com os produtos oficiais do Tricolor.Mais de 4.300 produtosParalelamente à expansão de sua rede de lojas, o Fluminense avançou significativamente no número de produtos oficiais. De junho de 2019 a abril de 2022, o clube saltou de 41 para 67 parceiros comerciais, o que resultou num catálogo mais completo, com mais de 4.300 itens nos mais diversos segmentos (editorial, alimentos e bebidas, vestuário, cama mesa e banho, brindes diversos, acessórios, calçados, higiene pessoal, linha baby e utensílios domésticos).O controle de qualidade acompanhou o crescimento do catálogo. Para receber o selo de produto licenciado, o item precisa cumprir uma série de exigências que avaliam, entre outros critérios, a correta aplicação da marca e dos símbolos do clube.Outro ponto crucial para o aumento de consumo de produtos do Fluminense por parte da torcida foi a parceria com a Umbro. Os tricolores adquiriram mais de R$ 22 milhões em itens da fornecedora oficial de material esportivo do clube desde o início do contrato. Isso fez das lojas oficiais o principal mercado da Umbro no Brasil.Fotos: Marina Garcia/FFCTexto: Comunicação/FFC
Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência, otimizar o desempenho, analisar seu uso do site e personalizar o conteúdo. Para mais detalhes, consulte nossa Política de Cookies. Saiba mais sobre como protegemos seus dados acessando nosso Termo de Nomeação do Encarregado pela Proteção de Dados.
Utilizamos diferentes tipos de cookies para otimizar sua experiência em nosso site. Clique nas categorias abaixo para saber mais sobre suas finalidades. Você pode escolher quais tipos de cookies permitir e alterar suas preferências a qualquer momento. Lembre-se de que desativar cookies pode afetar sua experiência no site. Você pode saber mais sobre como usamos cookies visitando nossa Política de Cookies.
Esses cookies são indispensáveis para dar suporte às funcionalidades principais do site, como oferecer um login seguro.
Esses cookies ajudam a exibir conteúdos publicitários relevantes para você.
Esses cookies analisam o uso do site para otimização.
Esses cookies facilitam a medição e a análise para melhorar a experiência de navegação.