06/08/2022 17:47 - EM
Futebol
Fluminense fecha parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol
Instituição apoiará o clube em ações e políticas de diversidade e combate ao racismo


O Fluminense fechou parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol para uma série de ações e projetos de combate ao racismo. O vínculo é um importante passo do clube em seu posicionamento institucional de luta contra todo e qualquer tipo de preconceito. Para celebrar o acordo, os jogadores do Tricolor vão estampar na armadura um patch da instituição na partida deste domingo (07/08), contra o Cuiabá, no Maracanã.

Após a partida, válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, as camisas de seis jogadores serão leiloadas na plataforma da Play For a Cause. Metade da verba arrecadada será destinada ao Observatório, enquanto a outra parcela será repassada à “Basquete Cruzada”, uma ONG que usa o esporte e a cultura como ferramenta de inclusão.

Pelos termos do contrato, o Observatório da Discriminação Racial no Futebol prestará serviços de auxílio e consultoria para a instrumentalização e adoção de políticas de diversidade dentro do clube. Entre elas, o apoio em materiais didáticos para funcionários e atletas (profissionais e das categorias de base) sobre a temática de inclusão, diversidade e práticas antirracistas, além de parceria na criação de conteúdo e comunicação em campanhas institucionais.



“É uma parceria histórica para o Fluminense, que reforça nosso trabalho de inclusão e combate a qualquer tipo de preconceito. A luta contra o racismo no futebol deve ser intensificada para acabar de vez com cenas que, infelizmente, continuamos a assistir em nossos estádios”, afirmou Mário Bittencourt, presidente do Fluminense.

As constantes iniciativas do clube no combate ao preconceito racial, em especial a produção da série “Herdeiros de Chico Guanabara”, no ar na FluTV, chamaram a atenção do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório, falou sobre a importância da parceria.

“Essa parceria é fundamental para dar um recado à sociedade brasileira da importância dos clubes de futebol se manifestarem e usarem sua força não só para combater o racismo como também para dialogar com a sociedade sobre um tema tão importante. Não adianta pensarmos somente em punição. É necessário e urgente pensarmos em campanhas educativas e de conscientização dos torcedores do que é o racismo e de como ele interfere na sociedade de um modo geral, e não apenas para pessoas negras. O Fluminense estar ao lado do Observatório neste momento é de suma importância, pois o clube, como uma instituição centenária, entende o seu papel nesta luta e entende o papel que o Observatório cumpre neste processo de dialogar com a sociedade. É a união de duas importantes entidades no combate ao racismo”, disse Marcelo.



A série “Herdeiros de Chico Guanabara” é um projeto lançado pelo Fluminense no dia 20 de novembro de 2021. Por um ano inteiro, sempre no dia 20 de cada mês, a FluTV disponibiliza um episódio novo em seu canal no YouTube. Já foram nove capítulos. Os temas abordados até o momento foram “Pioneirismo”, “Pó de Arroz”, “Profissionalismo”, “Cultura Popular”, “Vilanização”, “Casal 20”, “Estereótipos”, “Torcidas Organizadas” e “Racismo Estrutural”.

Antes da série, o Fluminense lançou a campanha “Time de Todos”, de grande repercussão, que reforça a luta contra a homofobia, o racismo, a misoginia, o antissemitismo e qualquer outro tipo de preconceito.



Texto: Comunicação/FFC
Fotos: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Llogo 1001 %281%29 original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Logo caberj integral sa%c3%9ade original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Logo brahma original
Orthopride original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Llogo 1001 %281%29 original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Ze delivery original
Logo caberj integral sa%c3%9ade original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Flu token original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Flu token original
Cbc original
Prata original