O Fluminense fechou parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol para uma série de ações e projetos de combate ao racismo. O vínculo é um importante passo do clube em seu posicionamento institucional de luta contra todo e qualquer tipo de preconceito. Para celebrar o acordo, os jogadores do Tricolor vão estampar na armadura um patch da instituição na partida deste domingo (07/08), contra o Cuiabá, no Maracanã.Após a partida, válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, as camisas de seis jogadores serão leiloadas na plataforma da Play For a Cause. Metade da verba arrecadada será destinada ao Observatório, enquanto a outra parcela será repassada à “Basquete Cruzada”, uma ONG que usa o esporte e a cultura como ferramenta de inclusão.Pelos termos do contrato, o Observatório da Discriminação Racial no Futebol prestará serviços de auxílio e consultoria para a instrumentalização e adoção de políticas de diversidade dentro do clube. Entre elas, o apoio em materiais didáticos para funcionários e atletas (profissionais e das categorias de base) sobre a temática de inclusão, diversidade e práticas antirracistas, além de parceria na criação de conteúdo e comunicação em campanhas institucionais.“É uma parceria histórica para o Fluminense, que reforça nosso trabalho de inclusão e combate a qualquer tipo de preconceito. A luta contra o racismo no futebol deve ser intensificada para acabar de vez com cenas que, infelizmente, continuamos a assistir em nossos estádios”, afirmou Mário Bittencourt, presidente do Fluminense.As constantes iniciativas do clube no combate ao preconceito racial, em especial a produção da série “Herdeiros de Chico Guanabara”, no ar na FluTV, chamaram a atenção do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório, falou sobre a importância da parceria.“Essa parceria é fundamental para dar um recado à sociedade brasileira da importância dos clubes de futebol se manifestarem e usarem sua força não só para combater o racismo como também para dialogar com a sociedade sobre um tema tão importante. Não adianta pensarmos somente em punição. É necessário e urgente pensarmos em campanhas educativas e de conscientização dos torcedores do que é o racismo e de como ele interfere na sociedade de um modo geral, e não apenas para pessoas negras. O Fluminense estar ao lado do Observatório neste momento é de suma importância, pois o clube, como uma instituição centenária, entende o seu papel nesta luta e entende o papel que o Observatório cumpre neste processo de dialogar com a sociedade. É a união de duas importantes entidades no combate ao racismo”, disse Marcelo.A série “Herdeiros de Chico Guanabara” é um projeto lançado pelo Fluminense no dia 20 de novembro de 2021. Por um ano inteiro, sempre no dia 20 de cada mês, a FluTV disponibiliza um episódio novo em seu canal no YouTube. Já foram nove capítulos. Os temas abordados até o momento foram “Pioneirismo”, “Pó de Arroz”, “Profissionalismo”, “Cultura Popular”, “Vilanização”, “Casal 20”, “Estereótipos”, “Torcidas Organizadas” e “Racismo Estrutural”.Antes da série, o Fluminense lançou a campanha “Time de Todos”, de grande repercussão, que reforça a luta contra a homofobia, o racismo, a misoginia, o antissemitismo e qualquer outro tipo de preconceito.Texto: Comunicação/FFCFotos: Comunicação/FFC
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