No dia 16 de dezembro de 1984, acontecia o clássico entre Fluminense e Flamengo, pela final do Campeonato Carioca. O Tricolor chegou à decisão após enfrentar o Vasco no triangular. Diante de um Maracanã lotado, com cerca de 155 mil pessoas, o som que ecoava era “Recordar é viver, o Assis acabou com você”, logo após o atacante marcar o gol de cabeça aos 30 minutos do segundo tempo, que consagrou o bicampeonato carioca do Flu e reforçou a imagem do jogador como carrasco do Flamengo. No ano anterior, o mesmo balançou as redes e nos fez levantar a taça de 83, também em cima do rival.
O elenco da época era formado por Paulo Victor, Aldo, Duílio, Ricardo Gomes, Romerito, Assis, Washington, Tato e Paulinho e comandado por Carlos Alberto Torres, e foi considerada uma das maiores equipes da história do clube. Com uma grande campanha, o Tricolor teve 16 vitórias, cinco empates e três derrotas no campeonato e marcou 40 gols, sofrendo apenas 16.
Após um ano vitorioso com a conquista do Campeonato Brasileiro de 1984, o time se tornou bicampeão carioca, totalizando 26 títulos da competição em sua história. Assim, era marcada uma época de triunfo, lembrada e respeitada por todos os torcedores tricolores até os dias de hoje.
Texto: Flu-Memória
Fotos: Arquivo/FFC