10/11/2016 13:57 - EM
Clube
Relatório do Inventário de Emissões de GEE 15: Esportes Olímpicos e Sede
As Planilhas fornecem os procedimentos e fórmulas para estimar as emissões de GEE das atividades do clube


O Relatório do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa 2015 apresenta os resultados do levantamento das emissões de gases de efeito estufa no ano de 2015 das atividades dos Esportes Olímpicos e da sede social do Fluminense F.C.

As Planilhas de Cálculo do Inventário 2015 fornecem os procedimentos e fórmulas para estimar as emissões de GEE das atividades do clube, através de dados primários como consumo de combustíveis e geração de resíduos.

Neste inventario foram consideradas apenas as atividades dos Esportes Olímpicos e da sede social do clube do Fluminense a pedido do clube, pois o inventário do futebol já havia sido feito em 2013 (ano base 2012).

O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa 2015 do Fluminense – Esportes Olímpicos foi elaborado de acordo com as seguintes premissas:

Data do Levantamento: de 01 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015

Gases analisados:

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

- CO2 ,CH4 , N2O 

- SF6

- HFCs

- PFCs

Gases controlados pelo Protocolo de Montreal foram analisados, mas suas emissões foram reportadas separadamente, pois não são agregadas aos cálculos das emissões de GEE deste inventário.

Limites Organizacionais: Controle Operacional - foram incluídas as unidades cujo controle das operações pertença ao Fluminense, considerando apenas as atividades dos esportes olímpicos e da sede social do clube.

Limites Operacionais:

Escopo 1: Emissões de combustão em fontes estacionárias e emissões fugitivas das atividades do clube, isto é, em fontes pertencentes ou controladas pelo clube;

Escopo 2: Emissões da geração de energia elétrica comprada e consumida pelo clube;

Escopo 3: Categoria em que a comunicação é opcional, são quaisquer emissões que resultam das atividades do clube, mas ocorrem em fontes que pertencem ou são controladas por terceiros;

O Potencial de Aquecimento Global dos gases listados anteriormente estão de acordo com o Fourth Assessment Report do IPCC (2007).

Em 2013 (ano base 2012), o clube Fluminense fez o seu inventário de Gases de Efeito Estufa das atividades do futebol, desejando neste inventário, calcular as emissões apenas das atividades dos esportes olímpicos e da sede social do clube, completando assim todas as atividades do clube.

No inventário do futebol feito em 2013 (ano base 2012), por falta de dados disponíveis a respeito do consumo associado apenas a esse esporte dos recursos no clube (já que o mesmo divide a área do clube com outros esportes), foi utilizado um fator de alocação de 44,5% do consumo total pertencente ao futebol. Essa porcentagem representa a área de ocupação do futebol frente à área total do clube. No presente inventário, por ainda não existirem dados disponíveis no clube sobre o consumo de recursos de cada esporte, respeitamos este fator de alocação, considerando 55,5% (o restante), do consumo total referente ao consumo dos esportes olímpicos e da sede social. Esse fator será utilizado para separar o consumo dos esportes olímpicos de água, eletricidade e gás natural consumidos no clube.

O Fluminense – Esportes Olímpicos e Sede Social emitiu 1.244,69 tCO2em 2015.

As cálculos de incerteza do modelo indicam que as emissões podem ser 16% maiores ou 13% menores que o número comunicado acima.

Em termos de tCO2e ( toneladas de gases em equivalência em CO2), o gás mais emitido foi o CO2 (63,86%), em seguida os gases mais emitidos foram metano (19,31%) e o N2O (17,83%).

As emissões ocorreram principalmente em fontes classificadas como Escopo 3 com 87,52% do total.

As fontes do Escopo 1 representaram 12,07% das emissões totais, enquanto as fontes do Escopo 2 representaram apenas 0,41%.

Individualmente, as fontes de emissão com maiores pesos no inventário de 2015 foram os deslocamentos locais de Escopo 3 (37,17%), seguido por Viagens aéreas também do Escopo 3 (27,05%) e Tratamento de Resíduos do Escopo 3 (21,20%).


(1) – Estudo realizado pela Fundação Brasielira para o Desenvolvimento Sustentável





Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original